![]() |
As doses da vacina estão disponíveis nas unidades de saúde Imagem: AEN |
Com o encerramento da campanha oficial de vacinação contra a gripe, na sexta-feira (22), as doses remanescentes da vacina começaram a ser ofertadas ao público em geral desde segunda (25). A estimativa é de que cerca de 370 mil doses em todo o Estado tenham sobrado.
Durante a campanha, iniciada em 23 de abril, 2,7 milhões de doses foram aplicadas no Paraná entre as populações-alvo determinadas pelo Ministério da Saúde. Com isso, o Estado garantiu um índice de cobertura vacinal de 89,6%, acima da média nacional, de 83%.
Para o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, o resultado foi positivo. “Estamos entre os estados com maior cobertura vacinal. E mesmo nos grupos em que não atingimos nossa meta de vacinar 90% da população-alvo, estamos acima da média nacional”, diz o secretário.
Ele lembra que dos sete grupos alvos da campanha apenas dois deles, o de gestantes e crianças com idade acima de seis meses e menos de 5 anos, tiveram cobertura abaixo do esperado no Paraná. Entre as gestantes, 75,5% foram vacinadas e entre as crianças, 72,6%. No Brasil, a cobertura vacinal nesses dois grupos foi de 71% e 67% respectivamente.
Tags:
Saúde