"Momo" o perfil no WhatsApp que viralizou na internet é uma ferramenta para golpes

O perigo real da interação e compartilhamento de conteúdo online
"Momo" foto utilizada em perfis falsos
Imagem: Acorda Cidade

A facilidade de interação por meio dos aplicativos e redes sociais aproxima rapidamente as pessoas. O problema é que essa aproximação pode se tornar perigosa quando não sabemos quem está do outro lado da tela do celular ou computador.

Recentemente um perfil se tornou muito conhecido pelos usuários do aplicativo WhatsApp, uma figura estranha chamada "Momo", parecida com um personagem de filme de terror, estava enviando mensagens e links perturbadores para as pessoas. 

No Youtube, Facebook e no próprio WhatsApp, surgiram inúmeros boatos sobre a intenção do perfil, alguns comentários falavam sobre o incentivo ao suicídio entre jovens e adolescentes.

A figura não se trata de nenhum personagem criado por meio de photoshop, referências à algum demônio ou personagem de filme. "Momo" é parte de uma escultura chinesa, denominada " Guai Bird" e foi inspirada em uma lenda urbana japonesa, o autor da obra é Keisuke Aisawa, exibida pela primeira vez no museu Vanilla Gallery, em Tóquio.

Perigo ao clicar
O perfil pode parecer uma brincadeira, mas o mistério em torno da figura causa curiosidade e por esse motivo, pessoas mal intencionadas fazem o uso do perfil para roubar  dados pessoais. A ação pode se tratar de um golpe feito por engenharia social conhecido como "phishing" .De acordo com o country maneger da ESET e especialista em segurança da informação, Camilo Di Jorge Camilo, o fato da figura conhecida como 'Momo', ter desaparecido depois de um pico de popularidade após ter sido descoberto pela imprensa, indica um sintoma típico de golpe aplicado por meio das redes socias.

O primeiro contato pode não indicar risco à segurança , mas perfil mandava links que ao serem abertos instalavam vírus para coletar informações sobre o usuário. Segundo o diretor do Dfndr Lab, Emilio Simoni, a principal recomendação é não falar com esse perfil ou adicionar à lista de contatos. " Na dúvida, se você já entrou em contato e a pessoa do outro lado te mandar instalar um aplicativo ou clicar no link, não faça isso". É muito importante tomar cuidado ao repassar informações pessoais pela internet. 


Informações: Olhar Digital
Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Comunique