Rede Municipal de Educação começa ano letivo com 1.190 alunos matriculados

Equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, acompanhada do 
Prefeito Junior Benato e das palestrantes 
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Antes do inicio das aulas, profissionais da educação participaram de diversas atividades nos Dias de Estudo e Planejamento 

A Secretaria Municipal de Educação de Inácio Martins, iniciou na última terça-feira (07), às aulas na rede municipal de ensino, composta por seis escolas no interior e cinco na área urbana do município. 

Durante as atividades foi abordado a importância dos profissionais saberem identificar quando crianças vão vítimas de violências 
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Na rede municipal são 1.190 alunos que iniciaram o ano letivo, sendo 896 nas escolas da área urbana, totalizando 173 matriculas nas creches, 174 na educação infantil e 549 de primeiro ao quinto ano. Já nas escolas localizadas nas comunidades rurais são 294 alunos matriculados, sendo 71 na educação infantil e 223 de primeiro ao quinto ano. 

O Prefeito Junior Benato participou do evento e
desejou bom retorno aos profissionais
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"Nossa organização foi feita com muita dedicação e carinho, para que todas pudessem estar em ambientes pensando na realidade de seu trabalho, e no desenvolvimento de seus alunos. Para que o ano letivo aconteça de uma maneira eficaz e produtiva é muito importante que a escola tenha um planejamento escolar bem definido e estruturado. Os dias Pedagógicos tem essa finalidade, ou seja, permitir que gestores e educadores se reúnam para construir planos de ação a serem executados, monitorados e avaliados ao longo do ano", conta a Secretária Municipal de Educação, Marinalda Fernandes. 

Antes do começo das aulas, professores e funcionários participaram dos Dias de Estudo e Planejamento, que começou na terça-feira (31/01), com a distribuição de aulas e seguiu na quarta-feira (1º), onde os profissionais ficaram em suas escolas para realizar estudos e planejamento. Na quinta-feira (02), ocorreu a abertura oficial e a palestra com a Técnica Pedagógica do NRE Cristiane Santos de Paula, responsável pelo SERP, com o tema: “Direitos Humanos em uma perspectiva de Clima escolar favorável para aprendizagem, reconhecendo as principais formas de violência e a aplicabilidade do SERP” e a palestra com Profª Daniele Cristina Borges Schmoeller, com o tema: “Estratégias para o planejamento e adaptações para alunos com Altas Habilidades e dificuldade de aprendizagem”.


A Secretária de Educação Marinalda Fernandes também desejou bom retorno aos profissionais da educação municipal
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Na sexta-feira (03), os professores foram divididos em grupos, para profissionais que atuam nas creche o tema da palestra e oficina foi “Estratégias de estimulação sensorial e cognitiva”, ministrada pela professora Daniele Cristina Borges Schmoeller com o tema. Para professores da pré-escola, a palestra e oficina foi ministrada pela professora Marcia Mendes Luciano, com o tema “Oficina de contação de história e recursos pedagógicos”. Professores dos anos iniciais do ensino fundamental participaram da palestra e oficina com o professor Dr. Marcos Gehrke com o tema “Práticas pedagógicas de oralidade, leitura, escrita”.

O último dia de Estudos e Planejamento ocorreu na segunda-feira (06), onde foi pautado o informativo escolar 2023 e o plano de ação 2023. 

"É um momento no qual os educadores buscam reavaliar as práticas e planejar as ações. Considero que configura como um 'aquecimento' para o início das aulas em um novo ano letivo", comenta a professora Zerli Vieira. 

Para a professora Evanize Chagas Kovalski, os Dias de Estudo e Planejamento é muito valioso para o retorno das aulas. "Vivemos um momento em que encontramos nas salas de aula muitas crianças com dificuldade de aprendizagem, mas também encontramos crianças com várias habilidades e muitas vezes não estamos preparados para lidar com isso, então essas atividades preparatórias contribuem para melhorar o nosso trabalho de ensino e aprendizagem", explica. 

"Fiquei muito satisfeita com os cursos da semana pedagógica. Foi uma grande oportunidade de aprendizado e também troca de experiências. Com certeza acrescentou e  enriqueceu muito para a nossa prática docente. Uma boa reflexão para metodologias realmente ativas que façam o aluno ser o protagonista do seu aprendizado, respeitando suas características, seus anseios. Que venham mais cursos nessa linha", aponta professora Tatiane Meneguel. 

O SENAC ofereceu uma capacitação para as merendeiras
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Imagens: Kleber Fernandes


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