![]() |
Registro da primeira ação realizada pela associação Imagem: Divulgação |
A Associação de Mães Atípicas busca unir forças, criar uma rede de apoio para famílias e lutar pela oferta de terapias no município, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças autistas e com atraso de desenvolvimento
Um grupo de mães de crianças autistas e com atraso de desenvolvimento em Inácio Martins se organizaram e formaram a Associação de Mães Atípicas. A iniciativa visa unir forças e criar uma rede de apoio para as famílias, além de lutar pela oferta de terapias no próprio município.
A associação, que está em processo de formalização, é dirigida por Patrícia Tatiane Gumiero de Oliveira (Presidente), Roseleide Vaz (Vice-presidente), Aline Regina Moreira (1ª Tesoureira), Gilvane Filomena Mendes Florczak (2ª Tesoureira), Karinliz Tizote (Secretária), Suely Dziurkowski de Lima (2ª Secretária), e conta com as suplentes Jocelia dos Santos e Divonéia Aparecida de Lima. Aproximadamente 30 mães estão participando do início das ações.
A ideia surgiu durante conversas entre Tatiane, Roseleide e Gilvane durante viagens para terapias em Irati. “Era uma ideia de tempo, e que começamos a movimentar durante as viagens para as terapias em Irati. Inicialmente conhecia aproximadamente cinco mães de autistas, hoje já identificamos cerca de 30. Nossa luta é para que tenhamos as terapias de fonoaudiologia e terapia ocupacional em Inácio Martins”, comentou Roseleide Vaz.
Gilvane Florczak ressaltou a importância da iniciativa. “Nosso primeiro pensamento é tentar pelo menos as principais terapias para nossos filhos autistas, pensando em nossos filhos, mas visando conseguir melhorias para todas as crianças com TEA e suas mães que também sofrem com essas idas para Irati atrás de atendimento para seus filhos. A associação tem como objetivo a ajuda mútua entre mães e seus filhos com condições diferentes. Para nós, idealizadoras, é um sonho que começa a ser realizado porque, com certeza, teremos um longo caminho a seguir. Mas, graças a Deus, o primeiro passo já foi dado”.
A Associação de Mães Atípicas de Inácio Martins promete ser uma grande aliada na busca por melhorias no atendimento e suporte às famílias de crianças autistas na região.