![]() |
Gravação na Terra Indígena Rio Areia Imagem: Kleber Fernandes |
"Entre tradições e transformações: um olhar cultural sobre Inácio Martins" é o título da produção realizada com apoio da Lei Paulo Gustavo
O Portal Comunique lança nesta terça-feira (16) o documentário "Entre Tradições e Transformações: Um Olhar Cultural sobre Inácio Martins". A produção, realizada entre dezembro de 2023 e julho de 2024, contou com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura - Governo Federal, e foi aprovada pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura de Inácio Martins.
Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo, sancionada pelo Governo Federal, destina recursos para fomentar a produção cultural em todo o país, permitindo a realização de projetos que preservam e promovem a diversidade cultural brasileira.
No caso deste documentário, a lei foi essencial para viabilizar a captação de depoimentos e a pesquisa sobre os aspectos históricos e culturais do município.
Em contrapartida, o Jornalista e Publicitário Kleber Fernandes, responsável pelo Portal Comunique realizou oficinas de fotografia para alunos das salas de recurso da Escola Municipal Luiz Scheleder.
Inácio Martins
Inácio Martins, o município mais alto do Paraná, está localizado no terceiro planalto, na Serra da Esperança, a 1.198 metros de altitude acima do nível do mar. Originalmente, a área conhecida como Guarapuavinha fazia parte do distrito de Guarapuava. Posteriormente, recebeu o nome de "Ignácio Martins" em homenagem ao engenheiro responsável pela construção da ferrovia na região. Este nome foi alterado para "Inácio Martins" pela Assembleia Legislativa do Paraná, atendendo à proposta do deputado Antônio Lustosa.
A colonização de Inácio Martins coincidiu com a chegada de imigrantes europeus, principalmente da Itália, Alemanha e Portugal. As famílias Stresser, Scheleder, Martins de Campos e Orives foram os primeiros moradores brancos do município. Com a construção da ferrovia, Inácio Martins tornou-se um importante fornecedor de lenha para as locomotivas a vapor, conhecidas como "Maria Fumaça". O município servia como ponto de suprimento de lenha e água, e até hoje, existe uma caixa d'água de concreto com capacidade de oito mil litros próxima à linha férrea.
Em 25 de julho de 1960, a Lei Estadual nº 4245 criou o município de Inácio Martins, que foi oficialmente instalado em 25 de novembro de 1961. O primeiro prefeito nomeado foi o Sr. Valdomiro Ferreira Caldas, vereador de Guarapuava, que exerceu o cargo por aproximadamente sete meses até a posse do prefeito eleito.
O Documentário
O documentário reúne depoimentos de 15 entrevistados, que narram aspectos históricos e culturais do município, oferecendo uma visão rica e detalhada das tradições e mudanças que moldaram a identidade de Inácio Martins ao longo dos anos. A produção destaca a importância de preservar a memória cultural do município, proporcionando uma reflexão sobre como as transformações impactaram e continuam a moldar a vida dos moradores.
O formato documentário têm o poder único de capturar a realidade de uma maneira que muitas vezes mexe profundamente com o imaginário dos espectadores. Diferente das produções ficcionais, o formato documental se baseia em histórias reais, apresentando-as de forma envolvente e autêntica. Essa proximidade com a verdade permite uma conexão emocional intensa, onde os espectadores não apenas assistem, mas sentem e refletem sobre as experiências e narrativas apresentadas.
Portal Comunique
O Portal Comunique é um portal de notícias local, que nasceu em 19 de fevereiro de 2018 no município de Inácio Martins, com o objetivo de atender a demanda de informação. Com atuação do Jornalista e publicitário Kleber Erivelton Fernandes. A "Missão" do portal comunique é promover a diversidade de ideias e opiniões, oferecendo conteúdo de qualidade, com respeito ao nosso público e aos nossos clientes. A "Visão" é ser um meio de comunicação de referência na atuação de jornalismo local, oferecendo ao nosso público conteúdo diversificado, com relevância social e cultural, buscando diariamente a inovação no modo de comunicar. Os "Valores" são: respeito, ética, responsabilidade, credibilidade e comprometimento com a sociedade. Os "Pilares"do Portal Comunique são: respeito à família, às crenças e diversidade cultural, valorização da história e características do município onde está inserido, compromisso com a realidade dos fatos, responsabilidade social e desenvolvimento local.
![]() |
O Jornalista e Publicitário Kleber Fernandes construiu o roteiro, fez as gravações e a edição do documentário |
Confira as imagens dos bastidores das gravações
![]() |