![]() |
Imagem Ilustrativa Reprodução internet |
A divulgação de pesquisas eleitorais sem registro é crime e pode resultar em multa e responsabilização criminal dos envolvidos
Na noite de sábado (21), duas imagens de uma suposta pesquisa eleitoral de intenção de voto e eliminadas dos cinco candidatos ao prefeito de Inácio Martins foram compartilhadas em grupos de WhatsApp. O material é falso, pois não possui registro na Justiça Eleitoral, sendo a divulgação de pesquisas sem registro considerada crime eleitoral.
Além da falta de registro, outro fator que agrava a situação é o uso indevido da logomarca do Governo do Estado do Paraná no canto superior direito dos gráficos, indicando, de forma enganosa, que o material possui legitimidade oficial.
A Justiça Eleitoral alerta que a propagação de pesquisas falsas configura crime eleitoral e pode resultar em avaliações severas, incluindo multa e responsabilização criminal dos responsáveis. As autoridades estão monitorando o caso e reforçando a importância de verificar a prevenção das informações antes de serem consideradas, evitando a propagação de conteúdos enganosos que comprometam o processo democrático.
Tags:
Eleições