Construção da Agroindústria do Pinhão avança em Inácio Martins

 

O espaço será destinado à atuação de uma cooperativa de mulheres, que irá conduzir as atividades da agroindústria do pinhão, fortalecendo a inclusão produtiva e a geração de renda
Imagem: Kleber Fernandes

Empreendimento recebe investimento de R$ 1,09 milhão e vai fortalecer a produção, o beneficiamento e a geração de renda no município

A construção da Agroindústria do Pinhão, em Inácio Martins, segue em andamento e já alcançou 39,56% de execução. O empreendimento é viabilizado com recursos da Secretaria de Estado das Cidades do Paraná, e representa um importante avanço para o fortalecimento da cadeia produtiva do pinhão no município.

O investimento para construção do espaço é de R$ 1.099.000,00 (um milhão e noventa e nove mil reais), sendo que 8% do valor corresponde à contrapartida do Município de Inácio Martins. A agroindústria está sendo construída em uma área total de 443,79 metros quadrados, com estrutura moderna e adequada às exigências sanitárias e operacionais para o processamento do produto.

A edificação contará com diversos ambientes planejados para atender todas as etapas da produção, beneficiamento, armazenamento e comercialização do pinhão e da farinha derivada. Entre os espaços previstos estão, sala para armazenar pinhão congelado, sala para armazenar farinha pronta, laboratório de controle de qualidade, area de expedição, area de processamento do pinhão pronto, sala para insumos e embalagens da produção de farinha, câmara fria, área de recepção de matéria-prima, sala para insumos e embalagens da produção de pinhão congelado, setor administrativo, refeitório com banheiros masculino e feminino, cozinha e despensa. 

"A implantação da Agroindústria do Pinhão tem como objetivo agregar valor à produção local, ampliar as oportunidades de renda para agricultores e extrativistas, incentivar o desenvolvimento econômico e fortalecer a identidade produtiva de Inácio Martins, município reconhecido pela forte presença do pinhão em sua economia e cultura. Além de impulsionar o setor agroindustrial, o projeto também contribui para a organização da produção, melhoria da qualidade dos produtos e ampliação do acesso a novos mercados, consolidando o pinhão como um importante ativo econômico do município", comenta o Prefeito Dimas vier. 

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Comunique