Com inverno, acolhimento de moradores de rua é intensificado em Guarapuava

A ação é da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
Reprodução Assessoria Prefeitura Guarapuava
“Hoje vou ter uma cama quentinha para dormir.” As palavras são de um morador de rua atendido nessa semana pela equipe multidisciplinar da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, juntamente com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
Os atendimentos são trabalhos constantes da Secretaria, que possui 10 técnicos realizando rodízios diários em bairros e no centro da cidade para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade. “Nossa ronda é diária, mas em dias com temperaturas mais baixas nós intensificamos as ações para que possamos acolher mais pessoas que precisam”, comentou a assistente social do Creas, Elizangela Vaz do Nascimento.
Após a abordagem, os moradores ou famílias são convidadas ao acolhimento no Albergue Noturno Frederico Ozanam, onde podem permanecer por três noites. O período ainda pode ser ampliado, conforme necessidade identificada pela equipe do Creas, que acompanha as pessoas desde sua chegada até a saída do local.“A maior dificuldade é que nem sempre as pessoas atendidas aceitam esse acolhimento. Nesses casos, oferecemos outras formas de cuidado, como a doação de cobertores e agasalhos, por exemplo”, explicou a assistente.
Pessoas de outros municípios, que estejam de passagem e sem lugar para ficar também são atendidas. Nestes casos, após o pernoite no Albergue, o Creas entra novamente em ação, para acompanhamento e solicitação de um retorno seguro até a cidade de origem dos atendidos, como ocorreu com o morador de rua no atendimento desta semana. Após 12 anos longe, ele poderá retornar ao seu lar. “Fiz muitos amigos, mas dormindo no Albergue fico mais sossegado e seguro. Estou feliz por poder voltar para minha cidade”, concluiu o morador.
O Albergue tem capacidade para 45 pessoas e recebe homens, mulheres e famílias. As rondas da equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social ocorrem entre às 17h30 e às 8h durante a semana e com plantão 24h nos fins de semana. Para casos de emergência, Polícia, Bombeiros e Unidades de Saúde também acionam a equipe da Secretaria para prestação de atendimento.
Texto: Reprodução Assessoria Prefeitura Guarapuava
Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Comunique