![]() |
A ação educativa ocorreu em frente à Câmara Municipal Imagem: Edivan Slupski |
Ação conjunta do Conseg, Polícia Militar, Patrulha Escolar e Colégio Cívico-Militar alerta a população sobre o combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes
Na última terça-feira, 20 de maio, foi realizada uma blitz educativa em Inácio Martins como parte da campanha Maio Laranja, que marca o mês de conscientização, prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil.
A ação foi promovida pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) em parceria com o Destacamento da Polícia Militar, a Patrulha Escolar e o Colégio Estadual Cívico-Militar Parigot de Souza. Durante a mobilização, veículos e pedestres foram abordados nas ruas centrais da cidade. Alunos do colégio, acompanhados por policiais militares e integrantes do Conseg, entregaram panfletos informativos e conversaram com a população sobre a importância do tema.
O objetivo da blitz foi conscientizar a sociedade sobre os sinais de abuso e exploração sexual, incentivando a denúncia de casos suspeitos. “É fundamental que todos estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Mudanças repentinas de humor, isolamento, agressividade ou medo excessivo podem ser sinais de que algo está errado”, destacou a Presidente do Conseg, Tatiane Otto.
A campanha Maio Laranja é inspirada no 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data instituída em memória de Araceli Cabrera Crespo, uma menina de 8 anos cruelmente assassinada em 1973, em um crime que permanece impune.
"Em caso de suspeita de abuso, qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima pelo Disque 100 ou procurar o Conselho Tutelar do município, a Polícia Militar (190), ou a Polícia Civil", comentou o Vice-presidente do Conseg, Kleber Fernandes.
Veja mais imagens:
![]() |
Imagens: Kleber Fernandes |
Publicidade: