Diretora do Colégio Cívico-Militar fala sobre retorna das aulas presenciais

 
Na sala de aula, alunos obedecem normas de distanciamento 
Imagem: Divulgação 

As aulas retornaram obedecendo normas sanitárias 

Na última sexta-feira (02), o Colégio Cívico-Militar Parigot de Souza ,retornou com as aulas presenciais na instituição. 

“Foi um dia muito especial com a presença de alunos do Ensino Fundamental e de todos os professores, juntamente com os funcionários que já estavam trabalhando presencialmente”, comenta a diretora, Maria Luiza Martins Castro.

O retorno para as atividades presenciais está sendo de forma gradativa, sendo adotado o modelo híbrido de ensino, ou seja, parte dos alunos assistirá aulas presencialmente, em sala de aula, enquanto a outra parte acompanhará remotamente. Para isso, as salas de aula estão equipadas com notebook, internet , Smart TV e Data Show, possibilitando que os professores interajam com  os estudantes fazendo acontecer o processo Ensino -  Aprendizagem. 

O retorno presencial não será obrigatório, pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino. 

189 alunos retornaram para as salas de aula
Imagem: Divulgação 

Já os alunos que optarem por não frequentar às aulas presenciais deverão participar das meets realizadas pelos professores diariamente seguindo o horário das aulas e  continuarão no ensino remoto que inclui as plataformas digitais do Aula Paraná, videoaulas no YouTube , além do kit pedagógico impresso.

Estamos seguindo  um rígido protocolo de segurança, sempre orientando o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes ,está disponível em todas as salas de aula e outros ambientes  álcool em gel, o uso de máscara de proteção é obrigatório, bem como a aferição de temperatura.

“Atualmente temos 189 termos de responsabilidade assinados pelos pais ou responsáveis autorizando  os estudantes  do 6° ao ensino médio para frequentarem às aulas de forma  presencial, caso ultrapasse o limite de oito alunos em cada sala de aula será realizado escalonamento”, conta a diretora. 

Segundo Maria Luiza, durante todo esse tempo da pandemia do COVID 19 , viveram diversos desafios. Foi necessário criarmos um novo caminho para a aprendizagem dos alunos , todos nós tivemos que nos reinventar, os professores tiveram que se adaptar as novas práticas pedagógicas ao  ensino  de forma online para os alunos  que tem acesso e aqueles estudantes  que realizam as atividades impressas, sempre com um olhar atento para compreender o cenário nunca antes vivido”, aponta. 

As aulas ocorrem em modelo hibrido 
Imagem: Divulgação

A partir de hoje, sexta-feira (09), ocorre o recesso escolar com o retorno dos alunos previsto para o dia 21/07, os professores retornam dia 19/07 para o Estudo e Planejamento que é a reorganização dos trabalhos para o segundo semestre. 

O transporte escolar está sendo organizado, providenciado para os alunos que residem nas localidades que dependem de transporte possam estar frequentando às aulas.

“Sobre o ensino, seguimos nos reinventando, buscando alternativas coerentes com a nossa proposta pedagógica, nossa realidade escolar, considerando o aluno como sujeito ativo e potente nesse processo, utilizando a tecnologia como aliada e criando espaços para que a interação e a troca, possam continuar sendo importantes para o desenvolvimento cognitivo e social de nossos alunos. Muitos têm sido os desafios, mas também muitas aprendizagens. Certamente sairemos mais fortalecidos, mais críticos, mais humanos e inovadores quando essa pandemia passar”, finaliza a diretora.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Comunique