A sessão solene foi realizada no Plenário da Câmara Municipal Imagem: Kleber Fernandes |
A Câmara Municipal de Inácio Martins, realizou na última terça-feira (20), em parceria com o Colégio Estadual Cívico Militar Parigot de Souza, o TRE-PR e o Núcleo Regional de Educação de Irati – PR, a posse dos Vereadores Mirins eleitos através Projeto Parlamento Jovem. A Sessão de Posse contou com a participação da comunidade escolar e autoridades e foi transmitida ao vivo através do Site e da página do Facebook da Câmara Municipal.
O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), é um programa de educação para a democracia, realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e dirigido a estudantes do Ensino Médio de todo o Brasil.
"A Câmara Mirim, instituída através do projeto Parlamento Jovem, é uma importante ferramenta no processo de formação política de nossos jovens. Sem dúvidas, um importante passo de fortalecimento da democracia. E em virtude disso, nós vereadores e funcionários da Câmara Municipal de Inácio Martins, temos grande orgulho de fazer parte desta iniciativa", comenta o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Élcio Wszolek (PV.
O principal objetivo do Parlamento Jovem é propiciar aos estudantes a vivência do processo político e democrático, dando oportunidade de participar do pleito eleitoral dentro da escola. É uma oportunidade para que os jovens aprendam sobre política, democracia e Poder Legislativo.
Além disso, proporciona o exercício de habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum. Percebe-se que a política está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, que finalmente se deram conta do quanto a participação na sociedade pode modificar o destino de uma cidade, de um estado ou mesmo do nosso país. Pensando em proporcionar aos alunos do nosso estado a vivência de um processo político, desde a eleição de representantes até a atuação deles em uma casa legislativa, a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná promove o Projeto Parlamento Jovem em parceria com as Câmaras Municipais.
"Estou achando incrível, muito benéfico para o conhecimento do aluno sobre a política, dando a oportunidade para o aluno de vivenciar a política. Espero poder realizar meus projetos, para assim poder fazer a diferença e contribuir de alguma maneira com o colégio", comenta a Vereadora Mirim eleita com o maior número de votos, Bruna Valter.
Os alunos têm a oportunidade de se filiar a um partido fictício criado, foram filiados a eles de acordo com o contexto, escolhido em convenção partidária para concorrer a um cargo eletivo e, caso eleito, de receber formação na Câmara Municipal de sua cidade para propor um Projeto de Lei. No Colégio Estadual Cívico Militar Parigot de Souza de Inácio Martins, o projeto foi implantado através da Disciplina de Cidadania e Civismo, ministrado pelo Professor Adilson José Stresser, tendo como protagonistas todos os alunos do Ensino Médio e Nonos anos do Ensino Fundamental. Qualquer que seja seu papel é fundamental para a democracia.
"A importância do desenvolvimento do projeto Parlamento Jovem no contexto educacional é preparar os adolescentes e jovens para o verdadeiro sentido da política séria , ética, transformadora. No processo coordenado pelo professor Adilson, jovens e adolescentes realizaram propostas, interagiram com outros estudantes com ideias inovadoras. Momento especial vivenciado no ambiente escolar pois, presenciamos a juventude participar de forma democrática , expondo suas ideias, fazendo acontecer o protagonismo juvenil", aponta a Diretora Geral do Colégio Cívico Militar Parigot de Souza, Maria Luiza Martins Castro.
Após a cerimônia de posse, com a participação de autoridades, discursos, foi realizada a primeira sessão da Câmara Mirim, com a eleição da mesa diretora, o qual definiu, João Vitor Kutianski (Presidente) Kauan Junior Medina
(Vice-presidente) e Lucas Mateus Stavicki (Secretário). Fazem parte também da Câmara
Mirim, Ruan Machado dos Santos e Bruna Valter.
Veja as imagens:
Texto: Da redação, com assessoria