Inácio Martins investe no potencial de alunos com Altas Habilidades e Superdotação

Entre as atividades, os alunos enfrentam desafios por meio de jogos com alto nível de
 complexidade, estimulando o raciocínio e a criatividade
Imagem: Kleber Fernandes

Atendimento especializado para alunos com altas habilidades está disponível em quatro instituições de ensino, estimulando criatividade, inovação e desenvolvimento integral por meio de projetos e experiências fora da sala de aula

O município de Inácio Martins, está avançando no atendimento educacional especializado a estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). As Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das redes estadual e municipal proporcionam um ambiente criativo e personalizado, onde os alunos desenvolvem projetos alinhados com suas áreas de interesse e potencialidades.

Atualmente, quatro instituições oferecem esse atendimento, o Colégio Cívico-Militar Parigot de Souza, o Colégio Estadual do Campo Áurea Aparecida Lopes e as Escolas Municipais Maria de Jesus Turra e Luiz Scheleder.

SpaceXIP: onde ideias ganham forma

No Colégio Cívico-Militar Parigot de Souza, 11 estudantes entre 11 e 17 anos participam das atividades na SRM, que foi batizada de SpaceXIP — um trocadilho que une o conceito de "nave espacial" e o termo “XIP” (Extra Intelligent Person), proposto pelo teórico Willem Kuipers. A proposta é fazer da sala um espaço onde os alunos possam explorar, criar e se desafiar constantemente.

"É muito bom fazer parte. Sinto-me acolhida, representada e tenho todo o apoio de que preciso. Além de aprimorar minhas habilidades, descubro novas áreas e conhecimentos que eu nem imaginava que existiam. Também tenho a oportunidade de socializar, me divertir e estar em um ambiente confortável e interativo.”, conta Isabela Vitória Bueno dos Santos, aluna do Parigot.

José Luiz Lopes, também do Parigot, destaca com intusiasmo a sua participação na sala. “Eu gosto muito de participar da Sala de Altas Habilidades do colégio, porque é um lugar onde a gente pode realmente usar a criatividade e explorar novas ideias. Diferente das aulas tradicionais, lá temos mais liberdade para pensar fora da caixa, trabalhar em projetos que fazem sentido pra gente e desenvolver nossas habilidades de um jeito mais prático e divertido. Além disso, o ambiente é muito inspirador. Estamos sempre trocando ideias com os colegas, aprendendo uns com os outros e recebendo apoio para tirar os projetos do papel. Isso me motiva bastante, porque percebo o quanto sou capaz de criar, melhorar e até me surpreender com o que consigo fazer. Participar dessa sala tem feito muita diferença na minha vida escolar. Me sinto mais confiante, curioso e empolgado para aprender. É um espaço que desperta o melhor de cada um e nos prepara não só para a escola, mas também para a vida". 

Atividade realizada com a Terapeuta Acupunturista, Vanderléia Pinto, durante aula da sala de Altas Habilidades do Colégio Parigot de Souza
Imagem: Kleber Fernandes

Segundo o professor João Carlos Lemos Junior, responsável pela sala, o trabalho é feito com grupos pequenos, de até quatro alunos por vez, permitindo um acompanhamento mais próximo. “A SRM representa um espaço de imersão criativa, onde os estudantes são estimulados a pensar, pesquisar e propor soluções. Trabalhamos com base nos interesses deles e isso tem gerado ótimos resultados”.


Ampliação do atendimento na rede municipal

Duas escolas municipais também oferecem atendimento para estudantes com AH/SD. A Escola Maria de Jesus Turra, desde 2022, atende quatro alunos no período da tarde. Já a Escola Luiz Scheleder inaugurou sua SRM neste ano, 2025, com três estudantes nos turnos da manhã, vindos tanto da sede quanto do campo. “Essas salas oferecem atendimento educacional especializado no contraturno escolar, visando o desenvolvimento das habilidades cognitivas, competências e potencialidades dos estudantes com superdotação. O atendimento é realizado por meio de projetos que contemplam aspectos pedagógicos, cognitivos, socioemocionais e psicomotores.”, afirma a secretária municipal de Educação, Marinalda Fernandes.

Conexão com a inovação: visita ao Cilla Tech Park

No dia 15 de abril, os alunos das quatro salas de Altas Habilidades de Inácio Martins participaram de uma visita técnica ao Cilla Tech Park, em Guarapuava. A atividade, teve como foco apresentar um ambiente de inovação, tecnologia e criatividade.

Durante a visita, os estudantes participaram de uma oficina de robótica no Celeiro de Inovação, espaço voltado para o estímulo de ideias e projetos com base em ciência e tecnologia. A atividade reforçou a importância de criar vínculos entre o que é aprendido nas SRMs e o mundo real da inovação. “A visita teve como objetivo ampliar os horizontes dos estudantes e inspirá-los a pensar soluções criativas para desafios reais. Foi uma forma de mostrar que o conhecimento que eles produzem pode ser aplicado fora da escola”, explica o professor João Carlos.



Imagens: Kleber Fernandes

Publicidades










Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Comunique