ACIIM e CTP concluem atividades do Laboratório de Ideias

As atividades de conclusão ocorreram no Celeiro de Inovação
Imagem: Assessoria CTP

O projeto foi desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Inácio Martins (ACIIM), em parceria com o Cilla Tech Park (CTP) e Sebrae

Na tarde da última terça-feira (18), ocorreu no Celeiro de Inovação do Cilla Tech Park (CTP), a conclusão das atividades do Programa Laboratório de Ideias. 

O evento contou com a presença dos alunos participantes do projeto dos Municípios de Inácio Martins e Turvo, da equipe do CTP, diretores dos colégios estaduais participantes, chefes dos Núcleos Regionais de Educação de Irati  e Guarapuava, dos prefeitos dos dois municípios, Junior Benato e Jeronimo, de profissionais da Cooperativa Sicredi, uma das patrocinadoras do projeto, da banca de orientação e dos diretores da Associação Comercial e Industrial de Inácio Martins (ACIIM), entre outros convidados.

"A nossa ideia com este projeto foi formar jovens empreendedores, colocando esses estudantes ainda em processo de formação, em contato com o mundo do empreendedorismo, da inovação, da tecnologia e nos novos negócios. É isso que o CTP  proporcionou para os nossos estudantes através do parque tecnológico neste período em que aqui estiveram", explica o Presidente da ACIIM, Kleber Fernandes, autor do projeto apresentado e desenvolvido pelo CTP.

Segundo o Presidente Kleber, inicialmente o projeto seria apenas com estudantes do terceiro ano do ensino médio das instituições estaduais de Inácio Martins, porém o CTP sugeriu a participação de alunos do município do Turvo. "Devido a importância do programa, o CTP apresentou a proposta de convidarmos mais um município para participar do Laboratório de Ideias, o município do Turvo. Prontamente compreendi que seria relevante esta participação de mais alunos, visto que ambos os municípios tem características parecidas, e além de atender um número maior de alunos, eles puderam interagir e trocar experiências, isso foi sensacional", acrescenta Kleber.

Durante os 4 meses de programa, nos 20 encontros às terças-feiras, os 33 estudantes das escolas estaduais de Inácio Martins e Turvo, tiveram oficinas, workshops e palestras sobre inovação e empreendedorismo na sala do Celeiro de Inovação. Segundo a diretora do Celeiro de Inovação, Isabela Queiroz, o Laboratório de Ideias proporcionou uma construção coletiva e uma grande troca de conhecimento. “Eles potencializaram as habilidades de cada um”, comenta Isabela. 

A cerimônia da final do Laboratório de Ideias foi aberta com as falas dos prefeitos dos municípios participantes e dos representantes das instituições envolvidas com o projeto. "Tivemos a honra e a percepção de observar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e isso estava claro nas apresentações e nos argumentos, seja na fabricação dos seus produtos ou na forma de apresenta-los. É uma iniciativa muito importante que proporciona a interatividade, o empreendedorismo, o protagonismo e a liderança", justifica o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati, Marcelo Fabricio Chociai Komar.

Os estudantes apresentaram o pitch e os produtos dos empreendimentos desenvolvidos durante o programa e receberam feedback dos jurados. Ao final todos receberam certificado de participação, um chaveiro produzido nas máquinas 3D e as equipes receberam um valor em dinheiro patrocinada pelos parceiros. 

De Inácio Martins, 12 alunos do Colégio Estadual Cívico Militar Parigot de Souza e uma aluna do Colégio Estadual do Campo Áurea Aparecida Lopes concluíram o programa. Os alunos se dividiram em três grupos para desenvolverem as ideias de negócio, um deles produziu cone trufado, outro grupo, bolo de pote e o terceiro grupo brigadeiros gourmet. Cada grupo recebeu mil reais para fazer os produtos, já os valores das vendas que já estão ocorrendo, serão divididos entre os participantes como forma de premiação. 

"O projeto desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de nosso município em parceria com o Cilla Tech Park, foi de extrema importância para nossos estudantes, pois o incentivo ao empreendedorismo despertou o interesse em buscar alternativas para o desenvolvimento de negócio próprio, a sua autonomia e a percepção de pertença no processo de evolução da cidade onde vivem. Durante as apresentações dos projetos, no dia do encerramento do curso, ficou evidente o engajamento e a dedicação dos alunos, demonstrando que o curso atingiu um de seus objetivos que é a formação integral de jovens pró-ativos e protagonistas de seu  desenvolvimento", conta a Diretora auxiliar do Colégio Parigot de Souza, Meridiana Perussolo. 

Para os alunos de Inácio Martins, o Laboratório de Ideias contou com patrocínio da Cooperativa Sicredi, Laminados Pasqualin, Portal Comunique, M&B Contabilidade, Novo Planalto Contabilidade, Loja Bom Gosto, Loja Luiza Sport Calçados, Bom Dia Supermercado, Casarão - Shopping da Construção,  Restaurante Martinense, Loja Móveis Ludilar, Contato Modas, TM Fomento, Ueslen Leal, Gilnelson de Oliveira e Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-sul do Paraná, a Cacesul.

“Construir Juntos uma Sociedade mais Próspera”, com esse grande proposito como norteador, a Sicredi acredita que as Instituições Financeiras podem ir além das transações comerciais e financeiras e realmente fazer a diferença na sociedade. Acreditamos na força da Cooperação e no poder de transformação da educação e do conhecimento na vida das pessoas e das comunidades. Com o apoio da Fundação Sicredi, vários projetos são desenvolvidos pela Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, dentre eles merecem destaque: União Faz a Vida, Cooperação na Ponta do Lápis, Programa Empreenda, além de muitos outros conduzidos local e regionalmente. Uma dessas iniciativas locais, e que nos deixa muito orgulhosos em fazer parte, é o Laboratório de Ideias. Quando conhecemos o projeto, ficamos encantados e no mesmo instante tivemos a firme convicção que deveríamos ser apoiadores, dado o seu potencial transformador. E, no dia 18 de outubro de 2022, na formatura dos alunos, pudemos participar e assistir à apresentação dos projetos desenvolvidos. Confesso que foi emocionante ver o empenho, dedicação e comprometimento de todos os estudantes. Projetos com muito potencial e, que com o incentivo certo, podem ganhar escala se tornar grandes e prósperos negócios. Realmente foi um dia especial e que ficará marcado em nossas memórias, além de reforçar nossas já firmes convicções de que estamos no caminho certo quando apoiamos grandes iniciativas como essa que beneficiam jovens e adolescentes. Juntos podemos fazer diferente, juntos podemos fazer a diferença", aponta o Diretor de Negócios, Ataides Luiz Marconato.

Para o Diretor de Operações do CTP, Lorenzo Jr., o Laboratório de Ideias terá um grande impacto na vida desses estudantes. “O importante é que eles apreenderam a se posicionar melhor no mercado de trabalho e se futuramente forem empreender, eles já passaram pelo processo e saberão como seguir”, garantiu Lorenzo.

"Parabéns a todos os envolvidos, foi sensacional ver o resultado e o aprendizado que esse grupo de alunos adquiriu nesses meses através dessa parceria da ACIIM, com o CTP. Queremos ver esses produtos feitos a base do pinhão, sendo comercializados em Inácio Martins, através dos projetos que estamos desenvolvendo", comenta o Prefeito Junior Benato. 

Veja mais imagens: 




























Imagens: Assessoria CTP


Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Comunique