Casa da Cultura do Góes Artigas inicia Curso de Arte e Cultura dos Povos do Campo

 
O primeiro dia do curso contou com diversas atividades,
 incluindo o lançamento de dois documentários
Imagem: Divulgação
Primeiro encontro do curso contou com documentários sobre tradições locais, palestra e participação de diversas comunidades

No último sábado (20), a Associação Comunitária de Mulheres Rurais de Góes Artigas, realizou o primeiro encontro do Curso de Formação em Arte e Cultura dos Povos do Campo da Floresta de Araucária. Este curso faz parte da Rede de Escolas Livres de Arte e Cultura do Ministério da Cultura e visa promover e preservar as tradições culturais das comunidades rurais.

O curso recebeu a participação de moradores das comunidades de Góes Artigas, Padres Chagas – Km 104, Papagaios, Sobradinho, Queimadas, Jaguatirica, Vila Rural, Terra Cortada, Guará, Rio das Pedras e Inácio Martins. A primeira etapa teve como tema “Expressões, Práticas e Manifestações” e foi facilitada pela equipe de educadoras do projeto, com a colaboração do romeiro Adilson Stresser.

Moradores da comunidade de Góes Artigas e da região paraticiparam do primeiro dia do curso
Imagem: Divulgação

Durante o encontro, foram lançados os documentários "I Encontro de Romaria de São Gonçalo" e "Cantigas de Fé e Festa", que destacam a importância das manifestações tradicionais na cultura martinense. Os filmes foram produzidos com recursos da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura Municipal de Inácio Martins, no âmbito do Edital 001/2023, e contam com a participação de romeiras/os, cantadeiras, capelões e festeiras/os das comunidades de Góes Artigas, Km 101, Km 104, Faxinal do Posto, Quarteirão dos Stresser e das benzedeiras do Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA) de Irati e Rebouças.

O curso é ofertado de forma gratuita
Imagem: Divulgação

O curso seguirá até dezembro, com encontros programados para os últimos dois sábados de cada mês. Cada sessão abordará temas variados relacionados à arte e cultura dos povos do campo, incluindo dança, música, artesanato, plantas medicinais, agroecologia, projetos culturais e empreendimentos criativos. O objetivo é valorizar e difundir as práticas culturais locais, promovendo a integração e o fortalecimento das comunidades rurais.


Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Comunique