![]() |
A festa já se tornou tradicional na comunidade Imagem: Taísa Lewitzki |
A segunda edição do evento organizado pela família Stresser reuniu tradições locais e homenagens à Ucrânia, promovendo um encontro de culturas na comunidade de Quarteirão dos Stresser. A festa é liderada por Adilson Stresser
Na noite do último sábado (29), ocorreu na comunidade rural Quarteirão dos Stresser, interior do Município de Inácio Martins, a festa de São Pedro, organizada pela Família Stresser no dia do santo padroeiro, um encontro de ação de graças que celebrou vida, fé e cultura.
A celebração começou com a novena, ladainha e rezas cantadas na capela de São Pedro, localizada na comunidade de Quarteirão dos Stresser. Em seguida, houve uma procissão até a casa de Adilson e Juliana, onde o mastro foi erguido com orações, cantos e queima de fogos.
![]() |
Cerimônia religiosa demostra fé e tradição Imagem: Taísa Lewitzki |
A festividade prosseguiu com a "mesada de anjos", um momento especial em que dezenas de crianças foram servidas com bolos e tortas, abrindo o lanche compartilhado para todas as pessoas presentes. A noite continuou animada com a dança da quadrilha e um baile conduzido por artistas populares da região.
O mastro, que permanecerá hasteado até a próxima festa anual, exibe as cores da bandeira da Ucrânia, assim como as bandeirinhas, enfeites e bolos. A escolha dessas cores é uma homenagem ao país de origem de muitas famílias da região e, principalmente, uma lembrança da guerra que assola a população ucraniana há mais de dois anos. Incluir a memória do país na festa de São Pedro é um pedido de paz pela Ucrânia e pelo mundo, feito a partir do coração da mata de araucárias.
Elementos da cultura ucraniana estão presentes nas manifestações tradicionais da região Centro-Sul do Paraná, como as festas de santo, "mesadas de anjos" e romarias de São Gonçalo. A formação da cultura cabocla, predominantemente de origem indígena e negra, representativa das comunidades tradicionais de faxinais, acolhe formas de organização e celebração do sagrado trazidas pelos migrantes e contextualizadas na floresta de araucária, ambiente de vida dos povos do campo. A família Stresser é um exemplo do encontro de culturas, onde elementos de diversas origens dialogam e enriquecem as expressões culturais que fazem parte da identidade martinense.
![]() |
Mesada de anjo Taísa Lewitzki |
Texto: Da redação, com informações de Taísa Lewitzki
Tags:
Cultura