 |
Imagem Ilustrativa Divulgação |
No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, reforçamos a importância do diálogo, da empatia e do apoio emocional para prevenir esse grave problema de saúde pública. Falar sobre o tema é um passo essencial para salvar vidas
No dia 10 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma data fundamental para conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio. Conhecida como Setembro Amarelo, essa campanha tem o objetivo de quebrar o silêncio em torno do tema, trazendo informações essenciais sobre como reconhecer sinais de alerta e oferecer suporte às pessoas em sofrimento.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é uma das principais causas de morte no mundo, sendo que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, o que equivale a uma pessoa a cada 40 segundos. No Brasil, o número também é alarmante, com mais de 14 mil mortes anuais.
Falar sobre saúde mental é uma das formas mais eficazes de combate ao suicídio. Estudos mostram que 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados se houvesse suporte emocional, tratamento psicológico e psiquiátrico adequados. Por isso, o Setembro Amarelo incentiva a abertura para diálogos sobre o tema, promovendo ações de acolhimento e apoio àqueles que precisam.
Como ajudar?
- Esteja atento a mudanças de comportamento, como isolamento, tristeza profunda e falta de esperança.
- Incentive a busca por ajuda especializada, como psicólogos e psiquiatras.
- Ouça sem julgamentos, oferecendo apoio emocional.
Se você ou alguém que você conhece estiver passando por dificuldades, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo número 188, disponível 24 horas por dia.
A prevenção é um ato de cuidado. Falar sobre suicídio é salvar vidas.
Matéria publicitária do Conselho de Segurança Comunitário de Inácio Martins