 |
No portal do Prouni, é possível consultar as vagas por curso, instituição de ensino e município Imagem: Divulgação |
Inscrições seguem até quinta-feira, dia 29 e seleção é feita com base nas notas do Enem; resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro
Começa na próxima segunda-feira, dia 26 de janeiro, o período de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que segue até quinta-feira, dia 29 de janeiro. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio do portal oficial do programa (Clique aqui). O resultado da primeira chamada será divulgado na segunda-feira, dia 3 de fevereiro, e as bolsas disponíveis já podem ser consultadas antecipadamente no sistema do Prouni.
Criado em 2004 e instituído pela Lei nº 11.096/2005, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. As bolsas integrais cobrem 100% do valor da mensalidade, tornando o curso totalmente gratuito para o estudante, enquanto as bolsas parciais correspondem a 50% do valor da mensalidade. O programa contempla cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica, com seleção realizada duas vezes ao ano com base no desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Podem participar estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de curso superior e que tenham obtido mínimo de 450 pontos na média das cinco provas do Enem, além de nota diferente de zero na redação, considerando as duas últimas edições do exame anteriores ao processo seletivo. Para a bolsa integral, é exigida renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, enquanto para a bolsa parcial o limite é de até 3 salários mínimos por pessoa.
Além dos critérios de renda, o candidato deve atender a pelo menos uma das condições previstas pelo programa, como ter cursado o ensino médio integral ou parcialmente em escola pública, ou em instituição privada na condição de bolsista integral ou parcial, ser pessoa com deficiência ou ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia, caso em que não se aplica o limite de renda.
Na região, o Prouni disponibiliza vagas em diferentes modalidades de ensino, incluindo presencial, semipresencial e Educação a Distância (EAD). Em Guarapuava, são 68 cursos disponíveis; em Irati, 41 cursos; em Mallet, 12 cursos; em Prudentópolis, 11 cursos; e em Imbituva, 9 cursos. Mais informações sobre o programa, critérios e inscrições podem ser obtidas diretamente no portal oficial do Prouni. (Clique aqui)