![]() |
| Imagem Ilustrativa Reprodução Internet |
Uma nova regulamentação em vigor no Brasil trouxe mudanças importantes para pessoas diagnosticadas com fibromialgia. A legislação estabelece que a condição pode ser reconhecida como deficiência, desde que haja avaliação médica e social que comprove limitações no dia a dia do paciente. A medida passa a valer em todo o país e amplia o acesso a direitos e políticas públicas.
Com a nova regra, pessoas com fibromialgia podem ser enquadradas como pessoas com deficiência (PcD) após avaliação biopsicossocial, feita por equipe multiprofissional. Esse reconhecimento permite acesso a benefícios previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, como atendimento prioritário, adaptações no ambiente de trabalho e participação em programas de inclusão, conforme cada situação.
A fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por dores generalizadas no corpo, principalmente nos músculos e articulações. Também são comuns sintomas como cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e dificuldades de concentração e memória.
