Fiscalização da Polícia Ambiental identifica desmatamento e forno de carvão irregular em Inácio Martins

 
Área fiscalizada pela equipe policial
Imagem: Divulgação Polícia Ambiental 

Fiscalização ocorreu após sobrevoo do BPMOA e constatou desmatamento, dano à vegetação nativa e funcionamento de forno de carvão sem licença ambiental em área protegida

Uma ação da Polícia Militar Ambiental realizada no dia 3 de fevereiro de 2026 resultou na constatação de infrações ambientais em uma propriedade rural localizada no município de Inácio Martins. A fiscalização ocorreu após solicitação do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que, durante um sobrevoo na região, visualizou um forno de carvão em funcionamento.

De acordo com análises do setor de geoprocessamento, a área fiscalizada está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA), condição que agrava as irregularidades identificadas. No local, os policiais constataram a instalação de um forno de carvão vegetal, a destruição de 0,34 hectare de floresta nativa por meio de corte e uso de fogo, além de dano à vegetação nativa em uma área total de 5,37 hectares.

Ainda conforme a Polícia Ambiental, o proprietário não possuía licença ambiental para realizar qualquer intervenção na área. Diante das irregularidades, a propriedade foi embargada e o responsável autuado com três Autos de Infração Ambiental (AIA). As multas aplicadas somam R$ 114.400,00. 

A Polícia Ambiental constatou destruição de vegetação nativa em uma área total de 5,37 hectares
Imagem: Divulgação Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental reforça que intervenções em áreas protegidas dependem de autorização dos órgãos competentes e que ações de fiscalização seguem sendo intensificadas para coibir crimes ambientais na região.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Comunique