Portal Comunique

Inácio Martins recebe o Programa Permanente de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos

O trabalho foi realizado na quadra de esportes da Praça da Saúde
Imagem: Divulgação
Ao todo, foram 111 animais castrados 

Inácio Martins recebeu ontem, quinta-feira (12), o Programa Permanente de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos.

Foi utilizado um mascote, fantasiado de cão, o qual ficou
 presente desde o início das atividades
Imagem: Divulgação

” A causa animal é atualmente um dos grandes desafios para a gestão pública, no sentido de prevenir a procriação exacerbada dos animais de companhia, cães e gatos principalmente, que pode resultar em abandono e aumento da população de animais em situação de rua; animais sendo criados em condições precárias sem os devidos cuidados e higiene e além de tudo podendo comprometer a saúde pública com a disseminação de zoonoses. Como forma de minimizar este problema, o governo do estado do Paraná, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – SEDEST, criou o “Programa Permanente de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos”, para castração de animais nos municípios paranaenses", explica o Secretário de Meio Ambiente, Eder Lopes.

Durante as castrações não foram detectadas complicações e nem no pós operatório,
sendo considerada adequada a assistência dada pela empresa
 contratada pela execução dos serviços
Imagem: Divulgação

Segundo Eder, para o programa em Inácio Martins, o Governo do Estado investiu R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), sendo o valor da contrapartida do município R$ 1.250,00 (um mil duzentos e cinquenta reais), para investir na produção gráfica das cartilhas educativas. 

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, foi percebido grande satisfação dos
tutores para com o programa, tendo os mesmos feitos vários
 elogios e agradecimentos acerca dos trabalhos executados
Imagem: Divulgação

"Para seleção dos animais atendidos foram usados critérios com base nas condições sociais das famílias, onde foi dado prioridade a comunidade de Bela Vista, que é uma das mais carentes do município, e que enfrenta um grande problema com a propagação descontrolada de animais domésticos. Com isso, foi realizado um mutirão e batido de porta em porta da comunidade, explicando sobre o projeto e cadastrando os animais dos interessados. Após o cadastro de todos os animais da vila, o programa foi divulgado na rádio local e nas redes sociais do município, afim de cumprir com as vagas titulares e 30% como cadastro reserva", comenta o secretário.

Foram castrados 52 cães, sendo 26 machos e 26 gêmeas, mais 59 gatos,
sendo 25 machos e 34 fêmeas
 
Imagem: Divulgação

"A castração traz uma série de benefícios para os nossos animais de estimação e para a sociedade. Por exemplo, sabemos que existem muitos cães de rua onde moramos, sendo que castrar o seu cachorro ou gato é um ato de responsabilidade, pois estamos não apenas prevenindo possíveis doenças, como também contribuindo para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas. Esses filhotes frequentemente acabam abandonados ou em situação de maus-tratos", finaliza o Secretário Eder Lopes. 

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Comunique
Portal Comunique