Portal Comunique

Prefeito Junior encerra um ciclo na presidência da Amcespar

 
Cerimônia de posse da nova diretoria
Imagem: Divulgação
Ao todo o chefe do Poder Executivo Municipal de Inácio Martins já presidiu a entidade por oito anos. Agora o projeto é representar o município e a região na Associação dos Municípios do Paraná 


O Prefeito de Inácio Martins, encerrou um ciclo na presidência da Associação dos Municípios da Região do Centro Sul do Estado do Paraná, a Amcespar. Quem assumiu a presidência é o Prefeito de Irati, Jorge Derbli. O prefeito de Rebouças, Luiz Everaldo Zak, assume a vice-presidência e Leandro Jasinski de Rio Azul, a Tesouraria.

A Amcespar é formada pelos municípios de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Imbituva, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares. A entidade realiza reuniões ordinárias e extraordinárias, bem como, ações, projetos e tratativas de interesse regional. Os prefeitos e municípios também são representados pela Amcespar na espera estadual, através da Associação dos Municípios do Paraná e na esfera federal, pela Confederação Nacional dos Municípios.
O Prefeito de Irati, Jorge Derbli, foi eleito presidente para os anos 2023 e 2024
Imagem: Divulgação
O chefe do Poder Executivo Municipal, assumiu pela primeira vez a instituição que representa os dez municípios, em 2011, em sua primeira gestão como Prefeito de Inácio Martins. Benato foi novamente eleito Presidente da Amcespar em 2017, quando foi eleito para seu segundo mandato, seguindo até 2022, quando completa dois anos de seu terceiro mandato. 

"As realizações da Amcespar são executadas graças a união dos prefeitos e prefeitas integrantes da associação, que trabalham em prol dos municípios, visando o desenvolvimento regional. Conscientes que não é possível a resolução de todos os dilemas e problemas enfrentados no dia a dia da administração municipal, diante das condições empostas, atuando muitas vezes com orçamentos reduzidos, trabalhamos para atender as necessidades locais dos municípios de maneira mais presente e eficaz possível", explica o Prefeito Junior Benato. 
Benato conduziu a Amcespar por quatro mandato de dois anos cada
Imagem: Divulgação

Segundo Junior, foram anos de muito aprendizado e realizações em frente a entidade representativa dos municípios da região centro sul do estado. "Realizamos diversas oficinas, fóruns de trabalho e cursos junto aos técnicos municipais, capacitando diante das obrigações e leis que são devidamente colocadas para as administrações municipais cumprirem rigorosamente. Visamos a integração de toda a sociedade para buscar o desenvolvimento industrial e dos comércios dos municípios, trabalhamos para estruturar programas e projetos que gerem novas oportunidades de empregos e renda aos cidadãos", acrescenta Benato. 

"A Amcespar atua com sua equipe técnica e administrativa realizando eventos regionais, cursos, fóruns e oficinas para elaboração de planos municipais, tais como, saneamento básico, resíduos sólidos, mobilidade urbana, arborização e revisões de planos diretores municipais. Programas que beneficiam as famílias de baixa renda, como da casa própria e convênios para execução de regularização fundiária urbana nos municípios", conta o ex-presidente da Amcespar.  
A Amcesar representa o interesse de dez municípios
Imagem: Divulgação

Segundo Junior, neste período através da Amcespar e do Consórcio Conder, foi possível a realização de diversos projetos, entre eles, o chalé do produtor, quadras de esportes, parques ambientais, praças, sistema viário e implantação de estar, rotatórias, portais étnicos, clínicas, escolas e creches. "A Amcespar buscou na esfera Estadual e Federal convênios e programas regionais para municípios associados nas áreas administrativas, econômicas e social".

"Grandes projetos regionais estão em andamento, como a Patrulha Rural, hoje modelo no estado, pela atuação junto aos municípios, beneficiando as família do meio rural, readequando as estrias rurais dos municípios. O projeto firmado junto a CEF Caixa Econômica Federal e Ministério da Economia, PPP Iluminação Pública, para a troca de lâmpadas comuns por led, projeto da Agroindústria do Pinhão, Aeroporto Regional, projeto da Cadeia Produtiva da Erva-mate sombreada", conta Junior Benato. 

Junior Benato foi presentado pelo Secretário Geral da instituição, Vanderlei Kawa
Imagem: Divulgação

Nos últimos anos a Amcespar conta com diversas outras conquistas. Jutamente com prefeitos e autoridades locais, foi conquistado a 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada em Irati e o 10º  Agrupamento Independente do Corpo  de Bombeiros, também com sede no município de Irati. 

"Tivemos conquistas na infraestrutura, como a rodovia ligando Irati a São Mateus do Sul, na saúde, junto ao Cis Amcespar, conquistas como a primeira unidade a ser criada fora de Curitiba, do Hospital Erasto Gaertner, sediado em Irati, atende as pessoas com câncer de toda a nossa região. Ainda na saúde conquistamos o Samu Regional para atender a população de nossos municípios", acrescenta o prefeito. 

Segundo o ex-presidente, a Amcespar foi parceira da Agência de Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro Sul do Estado do Paraná - ADECSUL, no incentivo ao turismo na Terra dos Pinheirais, fortalecendo o turismo rural e urbano, turismo religioso e gastronômico, incentivando os turistas para visitarem as belezas naturais dos municípios da região centro sul. Bem como, foram realizadas diversas reuniões para tratar assuntos relacionados a APA Serra da Esperança. A Amcespar apoiou a realização de grandes festas regionais e estaduais, como a Festa do Pêssego, do pinhão, do Kiwi, do Feijão, do Agricultor, de São Cristóvão, dos Motoristas, das Malhas, Festa In Rio, Expo Texas, grandes rodeiros, festa do laço com grandes shows artísticos. 

"A Amcespar está em luta permanente na busca de novas conquistas que beneficiem a nossa população regional, um dos pontos é buscar recursos pra melhorias de acessos viários  através das BRs que passam pelos municípios, com objetivo de atrair novos investimentos para instalações de novas empresas e indústrias, gerando emprego para à população regional. A Amcespar, o Conder e o Cis - Amcespar, trabalharam juntos para transformar nossa região, fazendo a cada dia um lugar melhor para morar e viver", finaliza Junior Benato.

Participação na Associação dos Municípios do Paraná

Com o encerramento de sua gestão frente a Amcespar, o objetivo do Prefeito Junior Benato, é ocupar uma das vagas de vice-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), que representa todos os municípios do estado. A eleição ocorre nos próximos dias.  

Postagem Anterior Próxima Postagem
Portal Comunique
Portal Comunique