![]() |
| Imagem Ilustrativa Inteligência Artificial |
Novas tarifas da Copel entraram em vigor nesta quarta-feira, dia 24 de junho e atingem mais de 5,3 milhões de unidades consumidoras em todo o Estado
Os consumidores paranaenses já estão pagando mais pela energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a Revisão Tarifária Periódica da Copel Distribuição, autorizando um reajuste médio de 20,51% nas tarifas de energia. Os novos valores entraram em vigor nesta quarta-feira, dia 24 de junho e atingem mais de 5,3 milhões de unidades consumidoras em todo o Paraná.
Para os consumidores atendidos em baixa tensão, categoria que engloba residências, pequenos comércios, propriedades rurais e iluminação pública, o reajuste médio será de 19,85%. Já os clientes de alta tensão, como indústrias, grandes empresas, hospitais e shopping centers, terão aumento médio de 21,87%. Para os consumidores residenciais da classe B1, o reajuste é de aproximadamente 20%.
Segundo a Aneel, a revisão tarifária considera diversos fatores, entre eles os custos com compra de energia, transmissão, encargos setoriais, despesas operacionais e investimentos realizados pela distribuidora. Diferentemente do reajuste anual, a revisão tarifária periódica ocorre a cada cinco anos e reavalia toda a estrutura de custos da concessionária.
A agência informou ainda que foi aplicado um mecanismo de amortecimento tarifário de aproximadamente R$ 1,3 bilhão, reduzindo o impacto que seria ainda maior para os consumidores. Sem essa medida, o aumento previsto seria superior ao percentual aprovado.
Com a nova revisão, o reajuste supera significativamente o índice anual aplicado em 2025, que havia sido de 2,02%, tornando-se uma das maiores correções tarifárias dos últimos anos para os consumidores atendidos pela Copel no Paraná.
